quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Você já ouviu falar de EFFECTUATION?

Olá empreendedores e empreendedoras!

Você já ouviu falar de Effectuation?

     Effectuation é um termo de difícil tradução para o português e foi, inicialmente, conceituado pela professora Saras Sarasvathy, da Universidade da Virgínia (EUA). É um modelo novo de pensar como empreendedor!

     No Effectuation, o empreendedor não pensa muito nas causas, mas se foca no efeito desejado. Neste caso, o resultado esperado pelo empreendedor é ter um negócio. Ele não pensa em todos os detalhes antes nem sabe onde o negócio vai chegar. A analogia do Effectuation é andar em uma cidade que você não conhece. Você se sente seguro em ir até a próxima esquina. Quando chega lá, olha em volta e se sente confortável em caminhar mais dois quarteirões para frente e assim por diante. Se você se perder, talvez você se lembre de como voltar ao ponto original, mas em última instância, tem um dinheiro para pegar um táxi. Nesta aventura, se der errado, você está preparado para “perder” o dinheiro para voltar para casa.

O primeiro passo para o Effectuation é conhecer-se!

  • Quem é você? 
    • Quais são seus valores?
  • O que você sabe?
    • Quais são suas competências?
  • Quem você conhece?
    • Qual a sua rede de contatos?
Esse modelo é amplo, para entender melhor: Effectuation para não empreendedores



Dica: Toda grande caminhada começa pelo primeiro passo! A frase já é bastante conhecida, mas o seu negócio começa com o primeiro cliente.

"Nunca acredite quando alguém disser que você não é capaz. 
  Nem se esse alguém for você mesmo."

Até a próxima, bons passos a todos!

Fontes:
Movimento Empreenda
Na prática

Nenhum comentário:

Postar um comentário